A Little Respect

As Olímpiadas não começaram oficialmente, mas dois eventos nesta quarta-feira (25) ligaram o sinal de alerta para aqueles que não seguem um dos preceitos básicos do chamado “espírito olímpico”: o respeito.

Quando os britânicos Vince Clarke e Andy Bell, que formaram o Erasure, pediram um pouco de respeito, Londres estava há 24 anos dos Jogos de 2012 e nem sonhava que seria a sede das Olimpíadas neste ano. Hoje, a organização local cometeu a primeira falha grave ao exibir a bandeira da Coreia do Sul no telão para listar as atletas da Coreia do Norte que enfrentariam a Colômbia.

Para o “azar” dos ingleses, a confusão envolve dois países que historicamente possuem sérios problemas diplomáticos, apesar de vizinhos. As norte-coreanas não gostaram da gafe e se recusaram a entrar em campo com a bandeira errada. Com o problema resolvido, dentro de campo elas venceram por 2 a 0. Fora dele, a primeira imagem dos jogos ingleses não foi nada boa.

Pior que a troca de bandeiras foi a declaração da saltadora grega Paraskevi Papachristou no seu twitter. No microblog, ela disse que “com tantos africanos na Grécia… pelo menos os mosquitos do Nilo ocidental vão comer comida caseira!”. O comentário preconceituoso fez com que o comitê olímpico grego suspendesse a participação da atleta em Londres. Segundo o comitê, a declaração vai na “contramão dos valores e pensamentos do movimento olímpico da Grécia”.

Brasil

Sem brilho, mas também sem dificuldades, a seleção feminina de futebol fez uma estreia tranquila contra a fraca seleção de Camarões. A equipe comandada por Marta venceu as africanas por 5 a 0, com dois gols da meia. O resultado mostra que as brasileiras só deverão enfrentar dificuldades na competição a partir dos jogos da segunda fase.

A imagem do dia

Bandeira da Coreia do Sul na escalação da seleção da Coreia do Norte

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s