The Importance Of Being Idle

O futebol masculino olímpico é um estranho no ninho dos Jogos. O esporte é o único com limitação de idade para os atletas, um dos poucos jogados boa parte do tempo longe da cidade-sede e o torneio começa a ser disputado antes mesmo da cerimônia de abertura. Com isso, quase ninguém liga para a modalidade nas Olimpíadas. Entre as raras exceções esta o Brasil.

Por tudo isso, a prata conquistada em Londres vale muito pouco para os brasileiros. A equipe de Mano Menezes teve dificuldade contra a fraca Honduras e não foi capaz de superar o México. Em um campeonato de nível técnico baixo, a seleção que será a base para a Copa de 2014 mostrou que tem muito para evoluir.

Além da pressão pela conquista na Copa de 14, o fracasso nas Olimpíadas prova que há muito o que ser melhorado no futebol brasileiro. Desde a formação básica dos jogadores, como cidadãos, até taticamente, dentro de campo. Nossos atletas precisam ter a noção do que significa vestir a camisa da seleção e também precisam ser psicologicamente preparados para trabalhar duro e suportar a pressão. “I can’t get a life if my heart’s not in it”.

Os brasileiros precisam ter ainda a humildade para entender que o chamado “país do futebol” há alguns anos joga um futebol que é pior que o de outras seleções. Para reconhecer que a organização, administração e formação de atletas no nosso futebol apresenta diversas falhas que refletem nas recentes derrotas para o México, por exemplo. “It ain’t no place to be killing time. I guess I’m just lazy”.

O Brasil nao é favorito, não tem o melhor futebol ou equipes do mundo atualmente. Reconhecer isso é o primeiro passo para evoluir. Assim como hoje reconhecemos que o bom trabalho do vôlei nos colocou no primeiro patamar do esporte no mundo, o trabalho ruim no futebol está nos tirando desse nível. Só talento não vai resolver.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s